segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Nova prova do Enem está guardada em cofre, diz ministério


BRASÍLIA - A nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está pronta, informou o Ministério da Educação (MEC) neste sábado. Por questões de segurança, o exame foi colocado dentro de um cofre do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Segundo o órgão, a prova conta com o mesmo número de questões da anterior, que vazou esta semana e foi suspensa.

O MEC deve decidir a nova data do exame na próxima segunda-feira, quando será retomada a reunião entre os diretores do Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção (Connasel), representantes do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para reorganizar a logística da aplicação do exame. Iniciada na sexta-feira, a reunião foi suspensa de madrugada. Os diretores do Connasel pediram um prazo para apresentar novas propostas.

Existe a possibilidade de que seja decretado feriado nos dois dias de Enem, para evitar coincidência com os calendários dos vestibulares das universidades federais que decidiram adotar o exame na seleção dos estudantes.

- Estamos trabalhando para a prova ser o mais rápido possível, observando todas as questões de segurança - disse o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes.

O presidente do Inep, porém, acha pouco provável que o exame seja realizado no início de novembro, pois o MEC ainda precisa acertar a logística de distribuição, para a qual poderá pedir a ajuda da Força Nacional de Segurança, do Exército e dos Correios. A nova prova já estaria pronta - pois o ministério tem um banco de dados com 1.800 questões -, mas ainda não impressa.

O Enem - que seria aplicado neste sábado e no domingo a 4,1 milhões de estudantes - foi adiado porque o conteúdo do exame vazou, conforme denúncia "O Estado de S. Paulo". O jornal publicou, em sua edição deste sábado, fotos feitas à distância dos dois homens que tentavam vender as provas. As imagens foram entregues à Polícia Federal de São Paulo, que investiga o caso.

2 comentários:

  1. Gostei da matéria, o bom da prova ter vazado é que agora os alunos saberão como o conteúdo será cobrado.

    ResponderExcluir
  2. Achamos muito interessante todas as informações e as notícas aqui postadas! O blog está ótimo! Abraçosss!

    ResponderExcluir